Bem-vindo à Embaixada de Portugal em Estocolmo

Bem-vindo ao website da Embaixada de Portugal na Suécia. Aqui poderá encontrar informações atualizadas sobre atividades de promoção e reforço do relacionamento bilateral entre Portugal e a Suécia.

************************************************************************************************************

AVISO: Comunicado dos serviços de segurança suecos sobre o aumento do nível de ameaça terrorista de elevado (3) para alto (4)  - https://sakerhetspolisen.se/ovriga-sidor/other-languages/english-engelska/press-room/news/news/2023-08-17-terrorist-threat-level-raised-to-high.html

Recomenda-se aos nacionais portugueses residentes ou em visita à Suécia que se mantenham vigilantes, especialmente em locais suscetíveis de grande acumulação de pessoas, e que acompanhem a informação veiculada por esta Embaixada e através dos meios de comunicação locais, assim como sigam as recomendações das autoridades locais, as quais deverão alertar imediatamente para qualquer atividade que pareça suspeita.

************************************************************************************************************

O atendimento na Secção Consular é possível mediante marcação prévia, recomendando-se que o agendamento seja realizado através do seguinte endereço correio eletrónico: sconsular.estocolmo@mne.pt.

Alerta-se para a necessidade de escrupuloso cumprimento dos horários agendados, uma vez que não será possível receber mais que uma pessoa / família em simultâneo.

Notícias

Mais notícias

Considerando a realização da eleição para a Assembleia da República em 2024, a ter lugar no próximo dia 10 de março, informa-se que desde o passado dia 10 de janeiro de 2024 que os cadernos eleitorais se encontram encerrados, pelo que quaisquer alterações efetuadas ao recenseamento eleitoral apenas se refletirão no mesmo a partir do dia seguinte à eleição (11 de março).

Assim, os cidadãos recenseados no estrangeiro (isto é, com a morada registada no cartão de cidadão fora de Território Nacional a 10 de janeiro de 2024) que não tenham optado por votar presencialmente nas eleições da Assembleia da República, votam por correspondência.

A correspondência eleitoral destinada aos residentes no estrangeiro começou já a ser expedida pela Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna, por carta registada, para a morada constante do cartão de cidadão nacional de cada cidadão recenseado no estrangeiro. A localização da carta contendo a correspondência eleitoral pode ser acompanhada através de https://www.portaldoeleitor.pt/pt/AcompanharCarta/Pages/default.aspx a partir do momento em que seja expedida.

Caso a morada constante do seu cartão de cidadão não se encontre atualizada, a carta poderá, de qualquer das formas, ser levantada junto do local onde venha a ser indicado que se encontra disponível para entrega.

Para saber o local de levantamento da carta e o horário de funcionamento do estabelecimento onde a mesma pode ser levantada, deverá recorrer ao tracking number que venha a ser disponibilizado na ligação acima e, se for residente na Suécia, efetuar a consulta através da página da Postnord (www.postnord.se). Caso seja residente na Letónia, poderá recorrer à página dos correios daquele país (https://pasts.lv/en/Category/Tracking_of_Postal_Items/?locale=lv-LV).

Caso pretenda atualizar a morada registada no seu cartão de cidadão, que é a sua morada oficial perante o Estado português, deverá:

  • Proceder à alteração da morada online no portal ePortugal (https://eportugal.gov.pt) utilizando a sua Chave Móvel Digital ou o Cartão de Cidadão + PIN (neste caso é necessário recurso a leitor de cartões).
  • Em alternativa, poderá realizar esta alteração presencialmente na Secção Consular desta Embaixada, mediante agendamento a efetuar através do endereço de email sconsular.estocolmo@mne.pt ou do número de telefone +46 (0) 8 545 670 60.

Caso tenha Bilhete de Identidade e mudou a sua residência deve:

  • Solicitar junto da Secção Consular desta Embaixada Cartão de Cidadão com morada atualizada. O pedido pode ser efetuado mediante agendamento a efetuar através do endereço de email sconsular.estocolmo@mne.pt ou do número de telefone +46 (0) 8 545 670 60.

A alteração de morada associada ao Cartão de Cidadão só fica concluída após confirmação da mesma, no prazo indicado, ou levantamento do novo cartão de cidadão, se for o caso. No entanto, para efeitos de recenseamento eleitoral tal alteração apenas surtirá efeito a partir de 11 de março de 2023, portanto somente para eleições futuras.

Todos os eleitores recenseados podem consultar a morada que consta no recenseamento eleitoral junto das respetivas comissões recenseadoras (juntas de freguesia, consulados ou postos consulares), on-line na área reservada do Portal do Eleitor (https://www.portaldoeleitor.pt), utilizando a Chave Móvel Digital ou o Cartão de Cidadão + PIN (neste caso é necessário recurso a leitor de cartões) ou ainda em www.recenseamento.mai.gov.pt.

Informação atualizada relativa à eleição da Assembleia da República pode também ser acompanhada através da página internet da Comissão Nacional de Eleições, em www.cne.pt.

Sugere-se ainda a leitura do folheto informativo "ABC do Eleitor no estrangeiro" disponível em: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/images/Gestor%20Postos/ABC_do_Eleitor_no_estrangeiro_-_AR_2024_-_folheto_Postos.pdf

ATUALIZADO EM 06/02/2024

Considerando-se que S. Exa. Presidente da República anunciou para o próximo dia 10 de março de 2024 a convocação de eleições antecipadas para a Assembleia da República, informa-se que podem votar antecipadamente os seguintes eleitores recenseados no território nacional quando deslocados no estrangeiro:

  1. Quando deslocados no estrangeiro, por inerência do exercício de funções públicas;
  2. Quando deslocados no estrangeiro, por inerência do exercício de funções privadas;
  3. Quando deslocados no estrangeiro em representação oficial de seleção nacional, organizada por federação desportiva dotada de estatuto de utilidade pública desportiva;
  4. Enquanto estudantes, investigadores, docentes e bolseiros de investigação deslocados no estrangeiro em instituições de ensino superior, unidades de investigação ou equiparadas reconhecidas pelo ministério competente;
  5. Doentes em tratamento no estrangeiro;
  6. Que vivam ou que acompanhem os eleitores mencionados nas alíneas anteriores.

Os nacionais enquadrados nos critérios acima apresentados, que se encontrem temporáriamente deslocados na Suécia ou na Letónia, podem exercer o direito de voto antecipado junto da Secção Consular da Embaixada de Portugal em Estocolmo (Drottninggatan 108, 1 tr., 113 60 Estocolmo, Suécia), entre o 12o e o 10o dias anteriores ao dia da eleição, ou seja 27 a 29 de fevereiro de 2024, durante o horário de expediente (entre as 9:00 e as 13:00 e entre as 14:00 e as 17:00).

Os eleitores terão de se fazer acompanhar de documento de identificação (cartão de cidadão, passaporte ou carta de condução).

Contactos

Drottninggatan 108, 113 60 Stockholm
(Embaixada)
+46 (0) 8 545 670 60 (Chancelaria)
+46 (0) 8 545 670 64/9 (Secção Consular)
estocolmo@mne.pt (Chancelaria)
sconsular.estocolmo@mne.pt (Secção Consular)
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

emergencia consular

tradutores

portagens

logo registo criminal

presidencia

governo

 mne

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

camoes

portal cidadao

Logotipo Turismo de Portugal

visit portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

banco portugal

Logotipo Instituto Diplomático