Bem-vindo à Embaixada de Portugal em Estocolmo
Bem-vindo ao website da Embaixada de Portugal na Suécia. Aqui poderá encontrar informações atualizadas sobre atividades de promoção e reforço do relacionamento bilateral entre Portugal e a Suécia.
************************************************************************************************************
O atendimento na Secção Consular é possível mediante marcação prévia, recomendando-se que o agendamento seja realizado através do seguinte endereço correio eletrónico: sconsular.estocolmo@mne.pt.
Alerta-se para a necessidade de escrupuloso cumprimento dos horários agendados, uma vez que não será possível receber mais que uma pessoa / família em simultâneo, devido às recomendações em vigor relacionadas com a COVID-19.
Recomenda-se a desinfeção das mãos à chegada, após uso de quaisquer equipamentos e antes de deixar as instalações. O uso de máscara ou outros equipamentos de proteção individual é voluntário, sendo que quaisquer destes equipamentos poderão ter que ser removidos para identificação dos utentes.
Com o objetivo de prestar informação a quem pretenda viajar para Portugal, sugere-se leitura atenta deste folheto.
Mais notíciasNotícias
- Detalhes
Terá lugar no próximo dia 20 de abril, em formato digital, a Conferência sobre Proteção contra a Discriminação Racial e Intolerância Relacionada (antissemitismo, xenofobia e anti-ciganismo), iniciativa promovida pela Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, em parceria com o Programa Nunca Esquecer.
A luta contra todas as formas de discriminação é uma prioridade da Presidência Portuguesa, comprometida em promover os direitos humanos e em garantir a igualdade de oportunidades.
Esta conferência de Alto Nível integra-se num conjunto de iniciativas da Presidência relacionadas com a promoção dos valores europeus da democracia, incluindo a celebração do 10.º aniversário da Convenção de Istambul sobre a prevenção e o combate à violência contra mulheres e violência doméstica, o Diálogo informal sobre Integração, ambos em abril, ou a conferência de Alto Nível sobre o Estado de Direito e Direitos Fundamentais, em maio.
Insere-se também num conjunto de iniciativas empreendidas a nível da UE (e.g. Plano de Ação da UE contra o Racismo 2020-2025 e a organização de uma Cimeira contra o Racismo (19 de março); Declaração do Conselho sobre a luta contra o antissemitismo), bem como a nível regional e internacional, designadamente no quadro das Nações Unidas.
Programa completo aqui.
- Detalhes
De 01 de abril a 30 de maio estarão abertas as candidaturas à 3.ª edição do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro.
Este prémio é atribuído pela Imprensa Nacional, em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, no âmbito da ação cultural junto das comunidades portuguesas.
O galardão tem uma periodicidade anual e distingue trabalhos inéditos nas áreas de Ficção e Poesia. Além do valor pecuniário, no valor de 5000 euros, o Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro contempla também a publicação da obra vencedora pela Imprensa Nacional.
O júri é composto pelo académico Carlos Reis (que o preside), pela editora-chefe da Imprensa Nacional, Paula Mendes, e pela professora universitária Fátima Marinho.
Na 1.ª edição (2019) o Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro distinguiu, em ex- aequo, as obras Não Viajarei por Nenhuma Espanha, do lusodescendente Marcus Quiroga Pereira (1954-2020), e Uma Casa no Mundo, de Irene Marques, portuguesa a residir em Toronto (Canadá). Na última edição (2020), o Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro distinguiu Mónica Auer, portuguesa a residir na Alemanha, pelo seu trabalho em poesia A Parte pelo Todo.
Além de homenagear a figura incontornável e exemplar de Ferreira de Castro, o Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro pretende reforçar os vínculos de pertença à língua e cultura portuguesas e estimular a participação de lusodescendentes e portugueses a residir no estrangeiro, prestando, assim, às comunidades portuguesas dispersas pelo mundo o justo reconhecimento pelas atividades que desenvolvem nos seus países de acolhimento.
O Regulamento do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro está disponível no site da Imprensa Nacional e no Portal das Comunidades Portuguesas.