ATUALIZADO 08/09/2021

Os seguintes requisitos aplicam-se a todos os viajantes originários da Suécia e que entrem em Portugal. 

Com o objetivo de prestar informação aos emigrantes portugueses que quiserem viajar para Portugal, sugere-se leitura deste folheto, da Resolução do Conselho de Ministros nº 114-A/2021do seguinte despacho e do Decreto de Lei 54-A/2021.

É exigida a apresentação de comprovativo de realização de:

  • Teste molecular por RT-PCR para despiste da infeção por SARS-CoV-2, com resultado negativo, realizado nas 72 horas anteriores ao momento do embarque ou
  • Teste rápido de antigénio (TRAg) realizado nas 48 horas anteriores ao momento do embarque.

Excetuam-se da exigência de apresentação de comprovativo de realização de teste para despiste da infeção por SARS-CoV-2:

  • as crianças que não tenham completado 12 anos de idade,
  • e, a partir de 1 de Julho, as pessoas já detentoras do Certificado Digital Covid da UE, nos termos do seguinte decreto-lei .

Alerta-se também que, relativamente aos testes rápidos de antigénio, apenas são admitidos aqueles que constem da lista comum de testes rápidos de antigénio para despiste da doença COVID-19 no espaço comunitário, acordada pelo Comité de Segurança da Saúde da União Europeia: https://ec.europa.eu/health/sites/default/files/preparedness_response/docs/covid-19_rat_common-list_en.pdf.

Deverá também ser providenciada a informação solicitada nos seguinte formulário: https://portugalcleanandsafe.pt/pt-pt/passenger-locator-card

Recomenda-se ainda a leitura atenta das Perguntas Frequentes (FAQ's) sobre as viagens para Portugal.

  • Partilhe