pd 10 junho 1

 

Celebramos hoje, 10 de junho, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Para um Embaixador de Portugal, o dia nacional oferece uma ocasião especial para reforçar aquele que é o seu trabalho diário de dar a conhecer Portugal, de reforçar os seus laços com os outros países e de celebrar com a comunidade de portugueses e lusodescendentes a história, a cultura, a língua e o povo portugueses.

Este ano, em que o contexto de pandemia nos impede de nos reunirmos no dia 10 de junho, gostaria de agradecer a todos a vossa contribuição para a afirmação de Portugal na Suécia e na Letónia. A imagem do nosso país constrói-se também pela capacidade, competência e resiliência demonstradas pela comunidade portuguesa, assim como pelos laços que estabelecem com os mais diversos sectores das sociedades em que vivem. 

No ano em que assinalamos o 380º aniversário das relações diplomáticas entre Portugal e a Suécia, e o 100º aniversário das relações diplomáticas entre Portugal e a Letónia, a nossa história comum é também a história da relação entre portugueses e suecos, e entre portugueses e letões, que se renova continuamente.

Começamos agora a vislumbrar os primeiros sinais de um, muito esperado, regresso à normalidade. Uma retoma alicerçada no progresso dos esforços de vacinação, que se quer o mais abrangente possível, mesmo que não se dispense o continuado respeito pelas recomendações em vigor, de forma a não comprometer o caminho já percorrido.

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, procurámos minimizar as consequências da mesma nas atividades da Embaixada, sobretudo ao nível dos serviços prestados à comunidade pela nossa Secção Consular, incluindo o da divulgação da informação mais atualizada sobre o impacto das medidas profiláticas para a Covid-19 nas viagens para, e de, Portugal.

Procurámos também manter o mesmo nível de ambição no plano de atividades culturais cultural para este ano, mesmo que recorrendo a um natural reforço das atividades em formato digital.

À semelhança de 2020, as comemorações oficiais em Portugal serão transmitidas pela emissão especial do programa “Portugal no Mundo”, entre as 14h e as 17h30 (hora de Lisboa) pelos canais RTP1 e RTP Internacional a partir do Funchal, sendo de seguida disponibilizada a mesma transmissão na plataforma RTP Play.

Convidamos assim todos a celebrarem hoje Portugal, o poeta Camões e os portugueses no mundo!

  • Partilhe