image001

É já esta semana que começa o Frames – Portuguese Film Festival em Estocolmo, o principal evento de divulgação do cinema português na Suécia, e que conta com o apoio do Camões, I.P. e da Embaixada de Portugal em Estocolmo.

Da programação fazem parte alguns dos melhores filmes da produção portuguesa contemporânea.

Programa completo e bilhetes: https://www.framesfestival.se/programme-2021

 

Destaques:

”Listen” (2020, Ana Rocha de Sousa)

Sexta, dia 15/10, 19.30

Zita

”Listen” (2020): Primeira longa-metragem da actriz e realizadora Ana Rocha de Sousa, ”Listen” foi rodada nos arredores de Londres, conta com elenco encabeçado por Lúcia Moniz, Ruben Garcia e Sophia Myles. Foi distinguido com o prémio Bisato d’Oro de melhor realização – um dos galardões paralelos do Festival de Cinema de Veneza – e venceu também o prémio Sorriso Diverso Venezia ”pela sua abordagem às questões sociais”.

O filme retrata o drama vivido por uma família portuguesa emigrada no Reino Unido, a quem os serviços sociais retiram a guarda dos três filhos, que consideram em risco de sofrer danos emocionais, desencadeando os protocolos do sistema de adopção forçada.

 

”A metamorfose dos pássaros” (2021)

Domingo, dia 17/10, 18.00, Zita

Misturando documentário e ficção, este filme parte da história da família de Catarina Vasconcelos, a realizadora, com especial foco na avó paterna, que nunca chegou a conhecer, e na própria mãe. Nas palavras da realizadora, este é um filme “sobre a mãe do meu pai. A minha mãe. As mães. As mães das mães. As mães das mães das mães. Mas também acerca de um determinado período histórico que eu não tinha vivido: um período tão distinto daquele que vivemos hoje e que temos o dever de não esquecer. É um grande privilégio viver em liberdade”.

Estreado no Festival de Berlim, onde recebeu o Prémio da Crítica Internacional, “A Metamorfose dos Pássaros”, recebeu também  o Prémio de Melhor Filme no Festival de Vílnius (Lituânia); Prémio Especial do Júri no Festival de Taipei (Taiwan); Prémio de Melhor Filme no Festival Dokufest (Kosovo); Prémio Zabaltegi – Tabakalera, no Festival de Cinema de San Sebastián (Espanha); Prémio do Público no IndieLisboa; e os prémios do público e de contribuição artística no Festival de Cinema de Curitiba (Brasil).

  • Partilhe