Caros Concidadãos,

Gostaríamos de aproveitar a chegada do novo ano, que esperamos que a todos traga as maiores felicidades, para realçar a importância da inscrição consular e da posse de documentos de identificação devidamente atualizados.

Inscrição consular – Ato gratuito e indispensável para que o cidadão nacional possa solicitar qualquer outro ato consular.

Cartão de Cidadão / Passaporte – Verifique com regularidade a validade dos seus documentos de identificação / viagem, de forma a evitar que quando estes forem necessários tenha que solicitar a sua renovação de forma inesperada e urgente, o que acarreta custos evitáveis.

Atualização da morada no Cartão de Cidadão – Independentemente da realização da inscrição consular, a morada constante no seu cartão de cidadão é aquela que informa as autoridades portuguesas acerca do local onde oficialmente reside. Além de motivos fiscais, é essencial que esta morada se mantenha permanentemente atualizada também para efeitos eleitorais, uma vez que, desde o passado ano, o recenseamento eleitoral aqui se baseia.

APP Registo Viajante - destina-se a quem efetua viagens ou deslocações de curta duração ao estrangeiro. O registo nesta aplicação é voluntário, fácil e gratuito. Em caso de emergência (catástrofe natural, atentados, alterações de ordem pública, acidentes), a aplicação permite a localização dos nacionais, desde que nela se encontrem registados e a ativem sempre que viajem. Mais informações em: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/destaques/app-registo-viajante. A aplicação encontra-se disponível para smartphones com sistema Android em:https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.armis.appregistoviajante&hl=pt; e para smatphones com sistema iOS em: https://apps.apple.com/pt/app/registo-viajante/id1194007356.

Caso pretenda agendar a sua visita à Secção Consular desta Embaixada para realização destes ou outros atos, poderá contactar-nos através do nosso endereço de email ou por telefone, ambos disponíveis em https://estocolmo.embaixadaportugal.mne.gov.pt/pt/a-embaixada/contactos/sec%C3%A7%C3%A3o-consular-da-embaixada-de-portugal-em-estocolmo.

  • Partilhe