O leitorado Camões I.P. na Suécia/Embaixada de Portugal em Estocolmo participam mais uma vez na Feira do Livro de Gotemburgo e, este ano, de regresso ao formato físico, em colaboração com o cluster EUNIC Estocolmo, a Comissão do Centenário e a Fundação José Saramago.

A fim de assinalar o centenário do nascimento do escritor José Saramago, a programação de Portugal centrar-se-á nesta efeméride. Assim, destacamos as seguintes atividades:

- Exposição "Voltar a Saramago: os passos dados", com seleção e composição de textos de Carlos Reis e Fernanda Costa, e design de André Letria.

Patente de 20 a 25 de setembro na Galeria da Gothia Towers.

Link: https://gothiatowers.com/konstutstallning-i-the-gallery-jose-saramago-retracing-the-steps-that-were-taken/

 

- Convidado especial: Burghard Baltrusch, diretor da Cátedra Internacional José Saramago. Participação:

 

Seminário EUNIC: “SOLIDARITY – WRITING FOR PEACE AND HUMAN RIGHTS”

Dia 22/09 (5ª) das 12.45 às 13.30

Link: https://bokmassan.se/programs/solidaritet-att-skriva-for-fred-och-manskliga-rattigheter/

 

Palestra “O poético e o político em Saramago”

Dia 22 (5ª) stand EUNIC: Saramago. 

17.00-18.00

 

Burghard Baltrusch é diretor da I Cátedra Internacional José Saramago, professor de Literaturas Lusófonas e investigador principal do grupo BiFeGa – Estudos literários e culturais, tradução e interpretação na Universidade de Vigo. Coordenou primeiro o projeto «Poesía actual y política: Análisis de las relaciones contemporáneas entre producción cultural y contexto sociopolítico» (POEPOLIT, FFI2016-77584-P) e, atualmente, «Poesía actual y política II: conflicto social y dialogismos poéticos» (POEPOLIT II, PID2019-105709RB-I00), ambos financiados pelo Governo de Espanha.

O leitorado Camões I.P. faz parte do cluster EUNIC Estocolmo. 

2

  • Partilhe